Results for 'Visita de Estudo A. Lisboa'

1000+ found
Order:
  1. Grupo de estudos clássicos.Visita de Estudo A. Lisboa - 2008 - Humanitas 60:361.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Meios Digitais Como Garantia Do Acesso Ao Direito À Educação.Hayalla Stephanie Lisboa Marques Santa Rosa & Jefison De Andrade Das Chagas - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):95.
    O presente estudo se destina a fazer uma breve análise sobre o direito social à educação, sua influência para o alcance da dignidade da pessoa humana e o seu alcance no formato EAD no Brasil. O artigo trata das metodologias de ensino viabilizadas pelo EAD, qual a sua contribuição na formação desses jovens e crianças e se a fruição dos benefícios desse método de ensino são possível por todas as classes sociais de forma isonômica. A pretensão é analisar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Do Maracanazo ao Mineiratzen: um estudo da memória a partir das narrativas da imprensa na Copa de 2014.Ronaldo George Helal & Fábio Aguiar Lisboa - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O presente trabalho se propõe a analisar as narrativas da imprensa brasileira sobre a derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, buscando identificar como a memória é acionada nesta oportunidade. Para isto se parte de uma hipótese, a de que algumas narrativas deste revés provavelmente se tornarão lembranças que futuramente serão acionadas por jornalistas esportivos quando se falar deste jogo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Retomada de uma trajetória de estudos.Naira Lisboa Franzoi - 2010 - In Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    A história das ideias políticas em contexto (em homenagem a Zília Osório de Castro).João Luís Lisboa - 2006 - Cultura:11-16.
    A história das ideias das últimas décadas tem sido, antes do mais, mar­cada pela história das ideias políticas, quer pela quantidade de estudos pro­duzidos e editados, quer pela forma como têm condicionado a reflexão e a imagem do que é trabalhar neste campo. Fizeram-se, é certo, trabalhos importantes sobre ideias científicas, esté­ticas ou filosóficas, domínios de fronteira, que estão vivos também pelas tensões do seu fazer e da sua identificação. O que se faz em História da Ciência, Históri...
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. De modo subsequente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. As formas da História das Ideias.João Luís Bernardo Lisboa - 2017 - Cultura:11-13.
    Falar de formas da História das Ideias significa assumir que não nos referimos a uma área monolítica. É verdade que a designação foi, tendencialmente, associada a uma só experiência específica e que serviu de identificação a escolas e correntes, em diferentes contextos: na relação entre a História da Literatura e a História da Filosofia, em França; na História Conceptual, na Alemanha; na História das Ideias Políticas, na Grã-Bretanha; na História de ideias singulares, próxima dos Estudos Filo...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    O discurso jornalístico e as estruturas de sentimento: relações e tensões de sentidos.Lauren Steffen & Flavi Ferreira Lisboa Filho - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):15-30.
    O artigo pretende discutir as representações sobre a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014 em matéria publicada pelo jornal Zero Hora. Para tanto, recupera-se o contexto histórico e a perspectiva dos Estudos Culturais para a problematização das relações entre sociedade, cultura e meios de comunicação, com destaque para o conceito de representação, central para a compreensão dos processos de produção de sentidos postos em circulação no meio social. O percurso teórico está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Sem tarefa.Turma Disciplina Data Entrega Tarefa, Prova Quimica, Tabela Periodica, Ed Fisica, Terminar Tarefa da, Pesquisar Sobre A. Vida Do, Educador Paulo Freire & Tarefa Guia de Estudo Pagina - 1928 - História 8 (4/09):08.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  10. Introdução ao estudo do formalismo e das contradições.Álvaro de Faria - 1960 - São Paulo,: Editôra Brasiliense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Travessias atl'nticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal.Cândida Andrade De Moraes & Juliana Andrade De Moraes - 2023 - Odeere 8 (1):152-175.
    Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o (...) de caso contrasta narrativas de gestores de políticas de juventude, educadores sociais, assim como de jovens negros brasileiros, portugueses e cabo-verdianos participantes de projetos de educação social. Intenta ainda dar visibilidade a retomada de políticas públicas para juventudes negras no Brasil como estratégia de enfrentamento do Estado ao genocídio da população negra brasileira. Palavras-chave: juventude negra, políticas públicas e educação social. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Reseña de “A experiência da verdade”.André Sales de Abreu Lisboa - 2022 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13 (1):193-200.
    Gaetano Chiurazzi Paco Editorial. 2019, 192 pp. Jundiai, ISBN : 978-85-462-1742-7.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Economia política aristotélica: cuidando da casa, cuidando do comum.Armando de Melo Lisboa - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):36-72.
    A sociedade não se iniciou com a civilização grega, porém fundamentou a civilização ocidental. Pretende-se fazer uma reflexão sobre as questões econômicas do mundo antigo, quando Aristóteles anteviu crescente inserção mercantilista na sociedade e tratará a polis com uma grande autonomia humana. A sociedade grega clássica está centrada na cidade-estado, a polis, a qual era, para os gregos, o estágio final e completo da vida social, a única forma possível de existência civilizada. O conceito aristotélico de economia como ação/política do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  41
    A causal and local interpretation of experimental realization of Wheeler's delayed-choice Gedanken experiment.J. E. F. Araújo, J. L. Cordovil, Croca Jr & Técnica de Lisboa - 2009 - Apeiron: Studies in Infinite Nature 16 (2):179.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Esbozo de una concepción particularista de las Leyes Lógicas.Miguel Agustín Álvarez Lisboa - 2021 - Culturas Cientificas 2 (1):04-22.
    El Anti-Excepcionalismo Lógico afirma que la Lógica es como cualquier otra ciencia. Si esta afirmación es cierta, entonces ella no sólo es revisable, sino que además todo lo que se puede decir sobre las ciencias aplica, mutatis mutandis, para la misma. El propósito de este artículo es explorar esta consecuencia del Anti-Excepcionalismo Lógico, acercando a la Filosofía de la Lógica el marco teórico de las Máquinas Nomológicas de Nancy Cartwright. De acuerdo con esta visión, lo que hay de verdadero en (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    A representação política e seus intérpretes: acerca da recepção de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2016 - Doispontos 13 (2).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. v. 1. 1531-1551. Fac-símile de três edições quinhentistas impressas e de um manuscrito em 1a. edição do humanista eborense : leitura diplomática e versão portuguesa actualizada. [REVIEW]por Walter de Sousa Medeiros & Com Um Estudo de Manuel Cadafaz de Matos - 2000 - In André de Resende (ed.), Algumas obras de André de Resende. Lisboa: Câmara Municipal de Evora.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Thomas Hobbes e a controvérsia acerca da interpretação da lei: uma questão jurídica contemporânea vista à luz do Commonwealth hobbesiano.Wladimir Barreto Lisboa - 2009 - Doispontos 6 (3).
    O objetivo desse artigo é mostrar de que modo um problema no domínio da teoria contemporânea do direito suscita questões que podem encontrar esclarecimentos na filosofia de Thomas Hobbes. Para tanto, será primeiramente analisada uma decisão da Suprema Corte norte-americana que retoma um debate constitucional aberto há já quase vinte anos e que versa sobre os direitos civis1. Nesse contexto, a noção de República em Hobbes será apresentada enquanto fornecendo uma teoria sobre a interpretação jurídica que permite apanhar o bom (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    A relação entre cibernética E metafisica E suas consequências na Vida social a partir da monadologia de G. W. Leibniz.Felipe A. De Luca - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:229-250.
    É amplo o estudo sobre Leibniz hoje: conhecemo-lo como o filósofo metafísico de tendências religiosas, como opositor de Descartes, como vitalista, matemático etc.; mas a pergunta que orienta nossa pesquisa busca deslindar novos horizontes: é possível encontrar elementos em sua metafísica que nos permitam pensar o cenário social contemporâneo? A partir das ferramentas conceituais criadas pelo filósofo pensamos que a resposta seja positiva.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Algumas observações acerca do discurso mental e do discurso verbal em Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Este artigo procura destacar algumas características do discurso racional em Thomas Hobbes. São analisadas as noções de prudência e ciência. O conhecimento racional repousará na possibilidade de construir, no discurso, um sinal – vox humana – que se sobreponha às marcas – notae – criadas pelos homens para excitar em nosso espírito um pensamento anterior. A seguir, são expostas as noções de proposição, nomes positivos e nomes negativos. Tais noções exibirão o determinismo hobbesiano, elemento determinante não apenas de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Algumas observações acerca do discurso mental e do discurso verbal em Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    Este artigo procura destacar algumas características do discurso racional em Thomas Hobbes. São analisadas as noções de prudência e ciência. O conhecimento racional repousará na possibilidade de construir, no discurso, um sinal – vox humana – que se sobreponha às marcas – notae – criadas pelos homens para excitar em nosso espírito um pensamento anterior. A seguir, são expostas as noções de proposição, nomes positivos e nomes negativos. Tais noções exibirão o determinismo hobbesiano, elemento determinante não apenas de sua philosophia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Comissão brasileira de filosofia medieval publicações - 1983/2000.Luis A. De Boni, Joice B. Da Costa & Sérgio A. De Boni - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (3):393-415.
    Este texto é um relato das publicações em filosofia medieval promovidas no Brasil pela Comissão Brasileira de Filosofia Medieval. O relato engloba as publicações de 1983 até 2000. Nestas publicações são encontrados estudos gerais e traduções, sobre temas tais como política, ontologia, lógica, antropologia, teologia filosófica e filosofia da linguagem. A maioria dos estudos se encontra em língua portuguesa. Além disso, o texto contém índices bastante úteis de nomes e de temas/autores.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Contribuições da América Latina para os estudos sobre delimitação de fronteiras.Marcelino Teixeira Lisboa - 2019 - Dialogos 23 (1):287.
    As fronteiras são um tema conceitualmente polissêmico e um objeto multidisciplinar. Estudos que tratam desse tema são de grande valia para os campos da Geografia, Relações Internacionais, Direito, História, entre outros. Visando contribuir com esse debate, essa resenha apresenta uma visão do livro Formação das Fronteiras Latino-Americanas, que caracteriza-se como uma importante contribuição, com diversas questões diferenciadas na discussão realizada.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    O “a priori” kantiano no pensamento de Jacques Rancière: Uma introdução ao conceito de “partilha do sensível” e suas implicações.Clara Lisboa - 2023 - Aufklärung 10 (1):151-166.
    This article aims to point out the idea of ​​a priori elaborated by Immanuel Kant in his work Critique of Pure Reason (1781), which concerns a conception of knowledge prior to experience, to understand the concept of “aesthetics of politics”, elaborated by Jacques Rancière and who, to explain it, uses a broad concept called “sharing the sensitive”. It is through the analogy made from the Kantian concept that we are willing to develop this first objective, to reach a second objective, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Seria o ideal de Estado de Direito uma ideologia a serviço do conservadorismo?Wladimir Barreto Lisboa & Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2023 - Dois Pontos 19 (2).
    Há um discurso teórico que denuncia a igualdade formal presente no ideal de Estado de Direito como um manto ideológico a serviço do conservadorismo. Por debaixo desse manto, as profundas desigualdades sociais e relações de opressão seriam legitimadas como se fossem simplesmente fruto da aplicação imparcial das regras jurídicas a que todos estariam igualmente submetidos. Embora essa crítica sirva quando direcionada ao modelo de Estado de Direito defendido por Hayek, que apresenta falsamente as regras oriundas dos costumes e dos precedentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  60
    Nietzsche.Maria Helena Lisboa da Cunha - 2007 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 12:3-6.
    La metaphysique-dogmatique pose des structures essentielles, des valeurs absolues qui existent "en soi et pour soi", et qui surpassent l'homme, tout en s'appuyant sur la dichotomie des valeurs. Nietzsche, au contraire, se tient dans rimmanence et pour cela il s'appuie sur le concept de Volonte de puissance. Autrement dit, i l se rattache ä des penseurs comme Heraclite d'Ephese, dans sa tentative de reintegrer l'homme dans le tout /nature iphusis) duquel i l est sorti. Et pourtant, cette realite, due au (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    A Real Biblioteca Pública da Corte e o Estado Moderno.João Luís Cabral Lisboa - 2017 - Cultura:91-101.
    Entre Dezembro de 1755 e Fevereiro de 1796, a aspiração de erguer em Lisboa uma biblioteca pública tem várias expressões, e o Alvará de Fevereiro de 1796 que cria a Real Biblioteca Pública da Corte representa, em certa medida, o culminar desse processo. António Ribeiro dos Santos, como responsável pela biblioteca, mostra como se entendia o que devia ser uma Biblioteca da Corte, os seus objectivos, os seus princípios de organização, o cuidado colocado na sua actualização, confirmando a centralidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Soberania e concepção do público no advento do Estado moderno: uma comparação entre os modelos de Jean Bodin e Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa & Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O direito público contemporâneo é pensado a partir do tratamento impessoal dos cidadãos por autoridades e funcionários que agem dentro da moldura jurídica que delimita sua competência e orienta a sua ação ao interesse público. Se a soberania for compreendida a partir do instituto da propriedade (dominium), a relação entre o Estado e o cidadão acaba por espelhar a forma da relação entre senhor e escravo, em que os súditos se encontram submetidos à vontade privada do soberano. Uma tal modalidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    A unidade do fim como condição do discurso moral E político.Wladimir Barreto Lisboa - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):533-538.
    Primeiramente, analisaremos a estrutura da ação humana como apresentada por Aristóteles. Posteriormente, mostraremos como algumas dificuldades enfrentadas pelo filósofo recebem uma nova solução na obra de Santo Tomás. Esta nova solução poderá ser vista como o divisor entre estes dois filósofos no que concerne a questões morais e políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Cooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):242-249.
    Ao apresentar a estratégia dos agentes racionais na situação do estado de natureza em Hobbes como de não coordenação, tem-se como resultado uma situação em que a melhor escolha individual alcança o pior resultado em termos coletivos. Hampton pretende mostrar que a melhor estratégia para resolver essa aporia consiste em eliminar, na argumentação de Hobbes, o uso de conceitos jurídicos, como o de obrigação ou contrato. Desse modo, é possível resgatar a coerência argumentativa hobbesiana a partir simplesmente da ideia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  3
    Nem utopia nem distopia: Propostas para um futuro bom de ser vivido.Marijane Vieira Lisboa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):100-108.
    Esse artigo examina a crítica de Hans Jonas à utopia marxista, questionando os limites ecológicos existentes para se atingir o ideal de uma sociedade de abundância e afirma que sua concepção de uma vida módica e respeitadora daqueles limites coincide com as tendências e propostas mais avançadas que surgiram nos últimos tempos como alternativas ao crescimento e ao desenvolvimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    Feminismos Múltiplos.Cintia Lisboa - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):131-156.
    Neste artigo apresento como objetivo a divulgação de um conjunto de debates que se cruzam nos feminismos, evidenciando, neste caso, a multiplicidade de formas de entender o feminismo e o ser feminista. Parto da ideia de um mundo em transformação pautado em um contexto de rupturas de pensamentos e modelos universais. Sendo assim, quatro críticas ao movimento feminista são apresentadas em diálogo com uma autocrítica que transforma o feminismo universal em feminismos múltiplos, com características mais humanas, de equidade e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Leitores, tipógrafos e filólogos.João Luís Lisboa - 2011 - Cultura:9-11.
    Filologia será uma palavra forte. Em todo o caso, como se procura demonstrar e como a tradição nos impõe, é apropriada para caracterizar uma das dimensões dos estudos sobre o livro. O conceito remete o leitor para estudos textuais, onde a língua é com frequência elemento central. Será também vista como disciplina que procura a “autenticidade” dos textos. Mas há outro mundo a considerar. Para os estudos sobre os livros, as leituras, a história da cultura escrita, o olhar do filólogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    As duas faces do decisionismo: constitucionalismo do bem comum e democracia iliberal.Wladimir Barreto Lisboa & Nikolay Steffens - 2020 - Doispontos 17 (2).
    Poder-se-ia afirmar que os valores e ideais da modernidade conduzem à constituição das instituições do Estado Democrático de Direito. Trata-se de um longo e intrincado processo de feitura cujo resultado pode ser rastreado a partir de um complexo conjunto de visões teóricas e compromissos institucionais: princípios dos liberalismos político e filosófico, constitucionalismo e democracia deliberativa. Tal percurso revela-se acidentado, no entanto há uma presença constante entre os críticos da modernidade. Trata-se da perspectiva antiliberal de algumas posições conservadoras. Contemporaneamente, o quadro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Electronic publishing of magazines: tendencies, limitations and the contribution of the SLHI.Pedro Lisboa - 2009 - Cultura:259-268.
    O mundo da edição electrónica de periódicos encontra-se em permanente evolução, a par dos avanços tecnológicos e da crescente utilização de meios informáticos que facilitem o acesso à informação.A maioria das iniciativas que utilizam a edição electrónica de revistas tem como principal objectivo permitir aos investigadores um acesso fácil e centralizado à informação, alargando desta forma a potencial difusão das publicações consultadas.Partilhando alguns elementos deste princípio funcional, o Seminário Livre de História das Ideias (SLHI) propõe-se editar e estudar revistas históricas, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    One, two, how many editions? The arguments about the counterfeiting of Os Lusíadas, in the 16th century.João Luís Lisboa - 2014 - Cultura:97-108.
    O presente artigo confronta os argumentos do antigo debate em torno das diferenças entre os exemplares de Os Lusíadas identificados como tendo sido impressos por António Gonçalves em 1572. Apresenta o que levava a pensar que se tratava de correcções numa mesma edição a par do que fundamenta a tese de que muitos dos exemplares conhecidos foram efectivamente impressos mais de uma década depois, por Andres Lobato.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Deveres intergeracionais: como defini-los a partir da filosofia?1.Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Resumo: Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações. Discutimos essas suposições, por meio das questões sobre a eternidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Estudo crítico.A. Epistemologia Engajada de Hugh Lacey & Ii Marcos Barbosa de Oliveira - 2000 - Manuscrito 23:185.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Psicanálise e direitos humanos: o estatuto do ódio e o sujeito LGBT.Sidney N. De Oliveira & Giani A. Gaiguer - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):131.
    Este trabalho é um estudo sobre a manifestação da violência pelo recorte da homofobia com sujeitos LGBTs. Adentrou-se a obra freudiana, objetivando apreender, pela luz da psicanálise, a condição subjetiva do sujeito em relação à sexualidade. O ponto central da pesquisa foi alcançado pelo desenho do que se denominou estatuto do ódio, que foi composto com elementos primordiais da constituição do sujeito. O estatuto denuncia o enlace destrutivo ao outro, aqui representado pelo sujeito LGBT, denuncia uma manifestação do conteúdo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    História da filosofia medieval.A. J. De Gouvêa Neves - 1967 - Porto,:
    V. 1. Desde as origens partisticas até ao periodo do apogeu da escolástica.--v. 2. Desde o perfodo do apodeu da escolástica até ao fim da Idade Média, com um estudo sobre o pensamento filosófico português nos séculos XIII-XV.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  58
    Desafios nas ações de atenção primária: estudo sobre a instalação de programa de visitas domiciliares para mães adolescentes.João Eduardo Coin-Carvalho & Fabiana Cristina Federico Esposito - 2012 - Revista Aletheia 37:149-161.
    A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca se confirmar como intervenção emancipadora e transformadora dos sujeitos, consideradas a preocupação com o acolhimento e a especificidade da atenção, como no caso mães adolescentes. O objetivo deste trabalho foi estudar as condições para a implantação de um ..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância.Fábio da Purificação de Bastos & Fabiane Sarmento Oliveira Fruet - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas Atividades de Estudo a Distância (AEDs), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Assim, observou-se que é essencial que as AEDs sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, que define quais propósitos pretende alcançar no contexto de ensino e aprendizagem mediado (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Nietzsche.Maria Helena Lisboa da Cunha - 2007 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 12:3-6.
    La metaphysique-dogmatique pose des structures essentielles, des valeurs absolues qui existent "en soi et pour soi", et qui surpassent l'homme, tout en s'appuyant sur la dichotomie des valeurs. Nietzsche, au contraire, se tient dans rimmanence et pour cela il s'appuie sur le concept de Volonte de puissance. Autrement dit, i l se rattache ä des penseurs comme Heraclite d'Ephese, dans sa tentative de reintegrer l'homme dans le tout /nature iphusis) duquel i l est sorti. Et pourtant, cette realite, due au (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    A alma e o cérebro: estudos de psicologia e de fisiologia.Domingos José Gonçalves de Magalhães & José Maurício de Carvalho - 2001 - Londrina: Editora UEL.
  45.  9
    Una visita de D. Miguel de Unamuno a las escuelas del Ave María de Granada.Juan A. Cabezas Sandoval - 1962 - Salmanticensis 9 (1):231-239.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Apresentação.Luís A. De Boni - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):379-380.
    Corno vem acontecendo há tempo, todos os anos Veritas reserva um número para ternas de Filosofia Medieval. Os textos apresentados, por vezes, seguem urna temática específica; por vezes, têm a uni-los, acima de tudo e quase tão somente, o período histórico de que procedem. É o caso do presente volume, intitulado, por isso mesmo, de Miscellanea Mediaevalia. Os contatos que os pesquisadores brasileiros da área mantêm com estudiosos de outros países mostram-se frutíferos e permitem que artigos das mais diversas proveniências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Violência escolar.Formas Contemporâneas & Com A. Depredação de Negociação - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):15.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Tempo, espaço e causalidade na primeira e segunda fases do pensamento de Nietzsche a partir de um estudo comparativo com a epistemologia de Schopenhauer.Márcio Luiz Silva & Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Aufklärung 11 (1):99-118.
    This article has two tasks: to investigate the notions of space, time and causality in Schopenhauer’s theory of knowledge and, subsequently, to carry out a comparative study of the results obtained with the epistemological considerations between the first and second phase of Nietzsche’s thought. It is understood that conclusions concerning the world as representation had an echo in the first digressions of the author of The Birth of Tragedy on the conceptions of space, time and causality. However, the departures begin (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Introdução ao estudo do direito: quadros sinóticos.Gilvandro de Vasconcelos Coelho - 1982 - Recife-Pernambuco: [S.N.].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Ensaio sobre a sexualidade e outros estudos.Eduardo Abranches de Soveral - 2002 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000